Edunet

Edunet
Conectivismo

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Nesta página estão disponibilizados os materiais produzidos pelo professor Afonso Andrade para os cursos ministrados por ele na Faculdade Anhanguera.


Fechamento da Nota Final do Semestre (2015.1)



NF = (P1x0,4) + (P2x0,6) >= 6,0




DISCIPLINAS


Anhanguera - Planejamento Financeiro e Orçamentário 2017.1

Caros alunos e alunas,

sejam bem vindos ao curso de ADM, neste semestre teremos a disciplina de Planejamento Financeiro e Orçamentário. O material esta disponível na plataforma AVA e os resumos e atividades diversas serão postadas em PDF nesta plataforma. Bom semestre!
Prof. Dr. Afonso Andrade

Datas importantes

Entrega de trabalhos:

Avaliações:
PROVA INTERATIVA (NOTURNO)Estratégia e Dinâmica Competitiva  22/05 (SegundaFeira) 19h30min-21h - Auditório Bloco B sala 416

Administração de Micro e Pequenas Empresas 23/05 (Terça-Feira) 19h30min-21h - Maristela Lamussi Sala 110 Bloco B 


PROVA PRESENCIAL 05/06 (19h10 - 20h40) - Conteúdo: Unidade 3.1 até Unidade 4.4

O aluno que por ventura perder a prova ou não obter nota mínima de 6,0 na disciplina, deverá solicitar a prova substitutiva no portal do aluno imediatamente após a divulgação da nota. As provas substitutivas (Unidade 1.1 até Unidade 4.4) das disciplinas presenciais irão ocorrer conforme calendário divulgado e deverá ser solicitada via portal do aluno.

PLANTÃO DE DÚVIDAS E VISTA DE PROVA E NOTAS NA PRÓXIMA AULA - 12 DE JUNHO. 
RESOLVER E ESTUDAR A PARTIR DAS PROVAS POSTADAS ABAIXO.



Materiais disponíveis na plataforma AVA




Material de aula








Administração e Economia para Engenharia - 2017.1

Caros alunos e alunas,
sejam bem vindos ao 1º semestre do curso de Engenharia de Produção, muitas novidades estarão acontecendo durante todo o ano, fiquem atentos.
Prof. Dr. Afonso Martins Andrade




PROVA PRESENCIAL 06/06 (19h10 - 20h40) - Conteúdo: Unidade 3.1 até Unidade 4.4


O aluno que por ventura perder a prova ou não obter nota mínima de 6,0 na disciplina, deverá solicitar a prova substitutiva no portal do aluno imediatamente após a divulgação da nota. As provas substitutivas (Unidade 1.1 até Unidade 4.4) das disciplinas presenciais irão ocorrer conforme calendário divulgado e deverá ser solicitada via portal do aluno.

PLANTÃO DE DÚVIDAS E VISTA DE PROVA E NOTAS NA PRÓXIMA AULA -13 DE JUNHO. 
RESOLVER E ESTUDAR A PARTIR DAS PROVAS POSTADAS ABAIXO.





Neste blog são postados os materiais utilizados em sala de aula, bons estudos.





Materiais disponíveis na plataforma virtual








Anhanguera - Composto Mercadológico 2017.1
Caros alunos e alunas,

sejam bem vindos ao curso de ADM, neste semestre teremos a disciplina de Composto Mercadológico. O material esta disponível na plataforma AVA e os resumos e atividades diversas serão postadas em PDF nesta plataforma. Bom semestre!
Prof. Dr. Afonso Andrade

Datas importantes

Entrega de trabalhos:

Avaliações:
PROVA INTERATIVA (DIURNO): 8h00min-9h30 Estratégia e Dinâmica Competitiva 22/05 (SegundaFeira) Danilo Henrique Sala 218 
Administração de Micro e Pequenas Empresas 23/05 (TerçaFeira) Maria Flávia Sala 210 


PROVA PRESENCIAL 01/06 (7h30 - 9h00) - Conteúdo: Unidade 3.1 até Unidade 4.4

O aluno que por ventura perder a prova ou não obter nota mínima de 6,0 na disciplina, deverá solicitar a prova substitutiva no portal do aluno imediatamente após a divulgação da nota. As provas substitutivas (Unidade 1.1 até Unidade 4.4) das disciplinas presenciais irão ocorrer conforme calendário divulgado e deverá ser solicitada via portal do aluno.

PLANTÃO DE DÚVIDAS E VISTA DE PROVA E NOTAS NA PRÓXIMA AULA - 8 DE JUNHO. 
RESOLVER E ESTUDAR A PARTIR DAS PROVAS POSTADAS ABAIXO.


NOVO E-MAIL:



Materiais disponíveis na plataforma AVA


Material de aula








FACULDADE ANHANGUERA 
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos 2017.1

Caros alunos e alunas,

sejam bem vindos ao curso de Tecnologia, neste semestre teremos a disciplina de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. O material esta disponível na plataforma AVA e os resumos e atividades diversas serão postadas em PDF nesta plataforma. Bom semestre!
Prof. Dr. Afonso Andrade

Datas importantes

Entrega de trabalhos:

Avaliações:


PROVA PRESENCIAL 02/06 (19h10 - 20h40) - Conteúdo: Unidade 3.1 até Unidade 4.4

O aluno que por ventura perder a prova ou não obter nota mínima de 6,0 na disciplina, deverá solicitar a prova substitutiva no portal do aluno imediatamente após a divulgação da nota. As provas substitutivas (Unidade 1.1 até Unidade 4.4) das disciplinas presenciais irão ocorrer conforme calendário divulgado e deverá ser solicitada via portal do aluno.

PLANTÃO DE DÚVIDAS E VISTA DE PROVA E NOTAS NA PRÓXIMA AULA - 9 DE JUNHO. 
RESOLVER E ESTUDAR A PARTIR DAS PROVAS POSTADAS ABAIXO.

PROVA B1
PROVA B2






Materiais disponíveis na plataforma AVA




Materiais de aula




FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA
Disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis - 2017.1

Caras alunas e alunos,
sejam bem vindos a este semestre. Este será muito especial e contará com inúmeras novidades. Fiquem atentos!
Abraços,
Prof. Dr. Afonso M. Andrade


PROVA PRESENCIAL 07/06 (19h10 - 20h40) - Conteúdo: Unidade 3.1 até Unidade 4.4

SALA 120 - Bloco B


O aluno que por ventura perder a prova ou não obter nota mínima de 6,0 na disciplina, deverá solicitar a prova substitutiva no portal do aluno imediatamente após a divulgação da nota. As provas substitutivas (Unidade 1.1 até Unidade 4.4) das disciplinas presenciais irão ocorrer conforme calendário divulgado e deverá ser solicitada via portal do aluno.

PLANTÃO DE DÚVIDAS E VISTA DE PROVA E NOTAS NA PRÓXIMA AULA - 14 DE JUNHO. 
RESOLVER E ESTUDAR A PARTIR DAS PROVAS POSTADAS ABAIXO.

PROVA B1
PROVA B2



NOVO E-MAIL:

afonso.m.andrade@educadores.net.br



Material de aula

EDC(aula00)_Apresentação

EDC(aula01)_Seção 1.1 - 1.2 - Critérios contábeis das Demonstrações e Alterações

EDC(aula02)_Seção 1.3 -  Estrutura do Balanço Patrimonial.

EDC(aula03)_Seção 1.4 -  Definição dos elementos e Elaboração do Balanço Patrimonial.

EDC(aula04)_Seção 2.1 - 2.2  Conhecimento contábil na atualidade e Teorias contábeis

EDC(aula05)_Seção 2.3 -   Estrutura da DRE e Estrutura da DRA

EDC(aula06)_Seção 2.4 -  Elaboração da DRE e DRA


EDC(aula07)_Resolução das atividades


EDC(aula08)_Seção 3.1 - 3.2 - DMPL e DLPA


EDC(aula09)_Seção 3.3 -   Estrutura e elaboração do Valor Adicionado - DVA.


EDC(aula10)_Seção 3.4 - Notas explicativas

EDC(aula11)_Seção 4.1 -   Aspectos Introdutórios da Demonstração do Fluxo de Caixa.

EDC(aula12)_Seção 4.2 -   Classificação das Movimentações de Caixa por Atividade.

EDC(aula13)_Seção 4.3 - 4.4  Técnica de elaboração - Método Direto e Indireto

EDC(aula yy)_ATIVIDADES – REVISÃO - 2º BI 



FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA
Disciplina de Capital de Giro e Análise de Demonstrações Financeiras - 2016.2

Caras alunas e alunos,
sejam bem vindos a este semestre. Este será muito especial e contará com inúmeras novidades. Fiquem atentos!
Abraços,
Prof. Afonso 


DATAS IMPORTANTES - 2º BIMESTRE

8/11 = ÚLTIMA AULA

15/11 = FERIADO

22/11 = AVALIAÇÃO AVA

22/11 = ENVIO DO TRABALHO DE PESQUISA NO E-MAIL DO PROFESSOR (amandrade@aedu.com )

22/11 = finalização das atividades do KLS (última data)

29/11 = AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA

06/12 = BANCA DE TCC - NÃO HAVERÁ AULA

13/12 = Prova Substitutiva - DATA A SER CONFIRMADA


Material de aula





CG(aula 03)_Dimensões-resolução












Anhanguera - Disciplina de Planejamento, Controle e Gerência de Materiais 2016.2

Caros alunos e alunas,
sejam bem vindos a disciplina de Planejamento, Controle e Gerencia de materiais do curso de Logística.  Esta disciplina tem por objetivo discutir a necessidade de organização das empresas como percurso necessário para o alcance das metas e objetivos para sua manutenção e existência.
Um ótimo semestre a todos,
Professor Afonso


Caros alunos e alunas, segue cronograma de datas do 2º bimestre. (postado no blog)

Entrega do projeto da disciplina de Planejamento:
2º Bimestre
Apresentação dos produtos e croqui do pôster – 7 de novembro
Exposição do produto e pôster – 21 de novembro (data única)

Obs: O pôster é em tamanho padrão (90cm x 120cm) impresso em papel comum (mais em conta). Opção econômica: no intuito de reduzir custos de impressão do poster, é possível imprimir em papel A4 e colar sobre papel kraft (papel pardo) a critério do grupo. Lembrando que o aspecto visual também é avaliado. Sendo assim, caprichem no aspecto visual e no conteúdo!

AVALIAÇÃO B2 - 28 DE NOVEMBRO


Entrega da pesquisa da disciplina de Gestão Ambiental:
2º Bimestre
Entrega da pesquisa individual (formatação ABNT) conforme o tema definido em versão digital (Word) no e-mail: amandrade@aedu.com  - não entregar impresso - 25 de novembro (última data - pode enviar antes)

AVALIAÇÃO B2 - 2 DE DEZEMBRO

PONTOS EXTRAS: ALUNOS QUE PARTICIPARAM DOS TRÊS DIAS DE PALESTRAS E ENVIARAM AS RESENHAS AOS SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES FAZEM JUS A 1 PONTO EM CADA DISCIPLINA MINHA. AS FREQUÊNCIAS E A CONFIRMAÇÃO DE ENTREGA DAS RESENHAS SERÃO FORNECIDAS PELA PROFª JAQUELINE (COORD.). NÃO SERÃO ATRIBUÍDOS OUTROS PONTOS SOB QUALQUER PRETEXTO.



PROVA SUBSTITUTIVA - 12 DE DEZEMBRO NA SALA 219


MODELO PARA PÔSTER Material de Aula













Anhanguera - Disciplina de Gestão Ambiental 2016.2

Caros alunos e alunas, 
sejam bem vindos ao curso de Gestão Ambiental. Nosso objetivo é conscientizar nossos alunos da importância dos processos de Gestão Ambiental para as empresas e para o país.
Bom semestre a todos.

Professor Afonso

Caros alunos e alunas, segue cronograma de datas do 2º bimestre. (postado no blog)

Entrega do projeto da disciplina de Planejamento:
2º Bimestre
Apresentação dos produtos e croqui do pôster – 7 de novembro
Exposição do produto e pôster – 21 de novembro (data única)


Obs: O pôster é em tamanho padrão (90cm x 120cm) impresso em papel comum (mais em conta). Opção econômica: no intuito de reduzir custos de impressão do poster, é possível imprimir em papel A4 e colar sobre papel kraft (papel pardo) a critério do grupo. Lembrando que o aspecto visual também é avaliado. Sendo assim, caprichem no aspecto visual e no conteúdo!

AVALIAÇÃO B2 - 28 DE NOVEMBRO


Entrega da pesquisa da disciplina de Gestão Ambiental:
2º Bimestre
Entrega da pesquisa individual (formatação ABNT) conforme o tema definido em versão digital (Word) no e-mail: amandrade@aedu.com  - não entregar impresso - 25 de novembro (última data - pode enviar antes)

Atividades KLS - fazer no portal até 25 de novembro (última data)

AVALIAÇÃO B2 - 2 DE DEZEMBRO




PONTOS EXTRAS: ALUNOS QUE PARTICIPARAM DOS TRÊS DIAS DE PALESTRAS E ENVIARAM AS RESENHAS AOS SEUS RESPECTIVOS PROFESSORES FAZEM JUS A 1 PONTO EM CADA DISCIPLINA MINHA. AS FREQUÊNCIAS E A CONFIRMAÇÃO DE ENTREGA DAS RESENHAS SERÃO FORNECIDAS PELA PROFª JAQUELINE (COORD.). NÃO SERÃO ATRIBUÍDOS OUTROS PONTOS SOB QUALQUER PRETEXTO.

PROVA SUBSTITUTIVA - 14 DE DEZEMBRO, SALA 219




Material do Portal




Material de aula

















Administração e Economia para Engenharia - 2016.1

Caros alunos e alunas,
sejam bem vindos ao 1º semestre do curso de Engenharia de Produção, muitas novidades estarão acontecendo durante todo o ano, fiquem atentos.
Prof. Dr. Afonso Martins Andrade

Neste blog são postados os materiais utilizados em sala de aula, bons estudos.







Disciplina de Coaching e Mentoring - 2016.1

Caras alunas e alunos,
sejam bem vindos a este semestre. Este será muito especial e contará com inúmeras novidades. Fiquem atentos!
Abraços,
Prof. Dr. Afonso M. Andrade

AVISO: ENVIAR ATIVIDADES DA UNIDADE 1 - ENCONTROS 1 A 3 ATÉ DIA 07/04 -22h00

AVISO (18/04): FAZER ATIVIDADE INDIVIDUALMENTE DA AULA 06 E ENVIAR PARA O MEU E-MAIL (amandrade@aedu.com)


AVISO (26/04): FAZER ATIVIDADE INDIVIDUALMENTE DA AULA 07 E ENVIAR PARA O MEU E-MAIL (amandrade@aedu.com) 



Material de aula












Disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras - 2016.1

Caras alunas e alunos,
sejam bem vindos a este semestre. Este será muito especial e contará com inúmeras novidades. Fiquem atentos!
Abraços,
Prof. Dr. Afonso M. Andrade


AVISO: ENTREGA DE ATPS ATÉ 01/04 - 22h00 NO E-MAIL: amandrade@aedu.com

AVISO URGENTEGOSTARIA DE COMUNICAR AOS ALUNOS QUE A ATPS DEVERIA TER SIDO FEITA COM OS DADOS DISPONIBILIZADOS DE 2009-2010 (link abaixo).
ATT.
Prof. Dr. Afonso M. Andrade



Material oficial

ATPS_Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras

ATPS_Natura_Demonstrações contábeis

ATPS_Índices para análise


OBS.: Todos os demais arquivos (links da ATPS que não abrem) são documentos constantes do arquivo ATPS_Natura_Demonstrações contábeis.




MATEMÁTICA FINANCEIRA 2015.2


AVISOS:
17/08 - Caras alunas e alunos,
sejam bem vindos a este semestre. Este será muito especial e contará com inúmeras novidades. Fiquem atentos! 
Abraços,
Prof. Dr. Afonso M. Andrade

01/09: NO DIA 09/09 TEREMOS UMA ATIVIDADE AVALIATIVA VALENDO DE 0 A 2,0 PONTOS QUE SERÃO SOMADOS A PROVA B1, QUE PASSA A VALER DE 0 A 6,0 PONTOS. SERÁ INDIVIDUAL E SEM CONSULTA. AVISEM SEUS COLEGAS!
Prof. Afonso Andrade

14/09 : CAROS ALUNOS E ALUNAS DE ADM E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, A ATPS - ETAPA 1 e 2, DEVERá SER ENVIADA ATÉ A DATA DE ENTREGA (ADM-22/9 e CC-23/9) UNICAMENTE POR E-MAIL (NÃO ENTREGAR IMPRESSO; NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME DO GRUPO NO E-MAIL E NO TRABALHO). 
Prof. Afonso Andrade 

22/9  - CAROS ALUNOS E ALUNAS, EM VIRTUDE DE PROBLEMAS NO RECEBIMENTO DE E-MAIL @AEDU.COM (NÃO SEI O MOTIVO, MAS ESTÃO CHEGANDO COM ATRASO) A DATA LIMITE PARA ENVIO DA ATPS SERÁ NA 6ª FEIRA (25/9) AS 18H00.
PROF. AFONSO ANDRADE

25/09 (NOVO)- HOJE É A DATA LIMITE PARA O ENVIO DE ATPS. AS POSTAGENS PODEM SER FEITAS ATÉ AS 18H00. TODOS OS ARQUIVOS ENVIADOS NO DIA DE HOJE SERÃO CONSIDERADOS COMO FINAIS E SUBSTITUIRÃO OS JÁ ENVIADOS.
PROF.AFONSO ANDRADE

AVISO (13/10): SEGUE ABAIXO LISTA DE NOTAS DAS TURMAS DE ADM E CC, mais GABARITO DA PROVA(digite seu RA conforme orientado na prova).
OBS: A turma de Tec-Marketing solicitou que as notas não fossem postadas no blog.
OBS2: Entrega de prova e correção em aula a partir de 26/10, conforme orientação da Direção da Faculdade feita em aula.

MATEMÁTICA FINANCEIRA-2015.2_ADM_Notasblog 
MATEMÁTICA FINANCEIRA-2015.2_CC_Notasblog

MatFin15.2(av01)_Prova B1_ADM
MatFin15.2(av01)_Prova B1_CC
Gabarito_Prova B1_MatFin

AVISO (13/11 - TEC-MARK): A PEDIDO DOS ALUNOS/DIREÇÃO DA IES AS AULAS DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO TERMINARÃO AS 22:30 COM A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM SALA DE AULA. Prof. Afonso Andrade.
OBS.: A CHAMADA SERÁ FEITA AS 21:45





Materiais didáticos:


















MatFin15.2(aula 04)_Sequencia Pg_2

MatFin15.2(aula 04_pos)_SequenciaPg_2




LISTA DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 2    






ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - 2015.1


2ª FEIRA (11/05): ENTREGA DA 1ª ATIVIDADE DE PÓS AULA - TURMA DE 2ª FEIRA
4ª FEIRA(13/5): ENTREGA DA 1ª ATIVIDADE DE PÓS AULA - TURMA DE 4ª FEIRA

AVISO (03/06) - ENTREGA DE ATPS SOMENTE DIGITAL NO E-MAIL: amandrade@aedu.com
turma de 2ª feira: entrega até dia 10/06
turma de 4ª feira: entrega até dia 12/06

MATERIAL DE AULA E ATPS POSTADO (NOVO)



PROVA SUBSTITUTIVA 
TODA A MATÉRIA DO SEMESTRE - PROVA COM 10 QUESTÕES
TURMA DE 2ª FEIRA = DIA 29 DE JUNHO
A PARTIR DAS 19h10.
TURMA DE 4ª FEIRA = DIA 24 DE JUNHO
A PARTIR DAS 7h30.



DIVERSOS
2015_1_Administração_5_Estrutura_Analise_Dem_Financeiras_ATPS

2015_1_Estrutura e Análise das Dem. Financerias 5 sem.

Demonstraçoes Consolidadas Natura -  2013

BioEstat-5.3-Portugues

TURMA 5CN_NOTAS FINAIS 1º BI

TURMA 4AD_5AD_NOTAS FINAIS 1º BI

Atividade_pós_aula_01  

Atividade_pós_aula_02  

EADF(av1)_respostas.pdf   (NOVO)

EADF(av2)_respostas.pdf   (NOVO)

MATERIAL DE AULA


EADF(aula00)_Apresentação

EADF(aula01)_Introdução

EADF(aula02)_Balanço Patrimonial

EADF(aula03)_Balanço Patrimonial_resolução

EADF(aula04)_DRE

EADF(aula05)_DRE_resolução     

EADF(aula06)_Análise vert-horiz

EADF(aula07)_Análise indices      (NOVO)

EADF(aula08)_Dupont_Kanitz 

EADF(aula09)_fluxo de caixa     

EADF(aula10)_mutaçõesPL          (NOVO)



TRABALHO DE CONCLUSÃO 

DE CURSO I - 2015.1

AVISO (23/03/2015): TODOS OS GRUPOS PARA PRODUÇÃO DO TCC, CONFORME ORIENTAÇÕES RECEBIDAS DA DIREÇÃO/COORDENAÇÃO, DEVERÃO SER EM DUPLAS, COM EXCEÇÃO DO GRUPO DO ALUNO ISMAEL D.V.M. (deficiente visual)

AVISO (12/5) - TODOS OS GRUPOS DE TCC I DEVERÃO TRAZER A DOCUMENTAÇÃO PARA ASSINATURA NO PRÓXIMO ENCONTRO NO DIA 22 DE MAIO - arquivos anexos abaixo - F1 e F2



AVISO (21/5) - ENTREGA DO TCC 
PARTE 1 - IMPRESSO E NO E-MAIL DO PROFESSOR
COMPOSTO POR: CAPAS, SUMÁRIO, INTRODUÇÃO, CAP. 1 E 2, SERÁ NO DIA 19 DE JUNHO, IMPRETERIVELMENTE.




AVISO (03/6) - AULA PRESENCIAL NO DIA 12 DE JUNHO PARA ÚLTIMAS DÚVIDAS. SE VOCÊ NÃO TEM DÚVIDAS NÃO PRECISA VIR.



AVISO (23/06) 
CAROS ALUNOS (AS) COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS A ENTREGA DO TCC I ESTAVA AGENDADA PARA O DIA 03 DE JUNHO. CONFORME ENTENDIMENTO ENTRE O PROF. PAULO (COORD) E A PRO.ª ROSANA (DIR)  A DATA FOI POSTERGADA PARA O DIA 19 DE JUNHO E SEM QUALQUER POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO

TODOS OS ALUNOS QUE ATENDERAM AS SOLICITAÇÕES FEITAS, A CONTENTO, E TIVERAM SEUS TRABALHOS AVALIADOS COM NOTAS IGUAIS OU SUPERIORES A SEIS ESTÃO APROVADOS

OS DEMAIS ALUNOS, CONFORME ORIENTAÇÃO FEITA PELA INSTITUIÇÃO, COM NOTA INFERIOR A SEIS ESTÃO REPROVADOS E PRECISAM SOLICITAR O TCC I NO INÍCIO DO SEMESTRE E FAZER NOVAMENTE A DISCIPLINA. 
DESTA MANEIRA O ALUNO DEVERÁ CUMPRIR EM 2015.2 O TCC I E EM 2016.1 O TCC II. 

OS ARQUIVOS COM AS INDICAÇÕES DE CORREÇÕES DO TCC I SERÃO ENCAMINHADOS, NO PRÓXIMO SEMESTRE, PARA O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA.



CRITÉRIOS UTILIZADOS NA ATRIBUIÇÃO DE NOTA NO TCC I

Caros alunos de TCC I
Chegamos ao final desta etapa do projeto de TCC, com a busca de retratar os conceitos e etapas do trabalho científico necessários a elaboração de um trabalho de conclusão de curso de Bacharelado. Para tanto foi necessário retratar os aspectos usuais em grupo e os aspectos específicos direcionados as duplas participantes, dentro das oportunidades de nossos 6 encontros inicialmente agendados, possibilitamos ainda mais 2 encontros (15 dias) para que houvesse tempo hábil para a conclusão dos trabalhos e sem prejuízo da nota em função da não apresentação dos trabalhos. 
Ao final deste houve a análise da escrita final entregue e de todo o percurso a partir dos seguintes critérios:
Ø A presença e participação nos 6 primeiros encontros, monitorado pelos registros digitais.

Ø O cumprimento das entregas das etapas durante o processo nas devidas datas.

Ø As adequações das etapas seguintes, seguindo as orientações:  desde as transmitidas nos documentos de orientação enviados pela coordenação anteriores ao início das aulas desta disciplina, assim como as transmitidas durante o semestre em curso, tanto presenciais como digitais.

Ø O respeito as Normas Técnicas (ABNT) e o uso adequado das mesmas.

   Após esta análise dos trabalhos, tivemos uma nota representando o decréscimo de itens que foram relevantes como: desrespeito a parte das normas técnicas, falta parcial de referências bibliográficas utilizadas, fluidez do texto, partes do trabalho com trechos similares a trabalhos e artigos, sem citação ou crédito dos mesmos, algo que conforme orientado em diversas disciplinas nas quais realizaram ATPS´s, assim como mencionado em nossas aulas, configura plágio.
Considerando o citado acima, em alguns casos, resultou em nota inferior à média 6,0, que caracterizaria o trabalho como insatisfatória para a etapa seguinte TCC II. A reelaboração e adequação desta etapa é essencial para a etapa seguinte,
Agradeço a todos pelo empenho e respondendo a alguns pedidos de orientações do que poderiam adiantar para etapa seguinte, sugiro que continuem as leituras e escrita, as quais serão importantes no retorno do segundo semestre e aqueles que desejam corrigir os itens, que nesta versão entregue tiverem correções necessárias, será passado a vocês no início da próxima etapa,
Boas férias, bons estudos e sucesso.
prof. Dr. Afonso Martins Andrade


MANUAL DE INSTRUÇÕES DO PROJETO DE PESQUISA 7º SEM

Projeto Integrador I 7 sem. 2015.1

Normas ABNT_atualizada2013

TCC_F1_Aceite_do_Professor_Orientador

TCC_F2_Termo_de_Compromisso_Etico_do_Aluno

TCC_F3_Termo_de_Concordancia_de_Realizacao_de_Pesquisa_de_Campo

TCC_F7_Carta_de_Intencao_de_Pesquisa



TCC1_a00_Apresentação

TCC1_a01_metodologia


TCC1_a02_problematização


TCC1_a03_hipóteses

TCC1_a04_bibliografia

TCC1_a05_metodologia







ESTATÍSTICA - 2014.2 


2014_2_ATPS_Estatistica

2014_2_PEA_Estatística

Estat(aula 01)_Apresentação

Estat(aula 02)_Introdução

Estat(aula 03)_Descritiva 1_frequencia

Estat(aula 04)_Descritiva 2_MTC_DP

Estat(aula 05)_Probabilidade

Estat(aula 06)_ Distribuição Discreta

Estat(aula 07)_Distribuição Normal

Estat(aula 07)_Tabela Normal z e t               Estat(aula 07)_Tabela_normal

NOTAS  ATPS -ESTATÍSTICA - 3º SEMESTRE

NOTAS ATPS - ESTATÍSTICA - 4º SEMESTRE




MATEMÁTICA FINANCEIRA - 2014.2

2014_2_ATPS_Matemática Financeira

2014_2_PEA_Matemática Financeira

MatFin(aula 01)_Apresentação

MatFin(aula 02)_Fundamentos

MatFin(aula 03)_Fundamentos_HP12c_Módulo I

MatFin(aula 04)_Valor Presente e Futuro

MatFin(aula 05)_Sequencia Pg_1

MatFin(aula 06)_Taxas

MatFin(aula 07)_Amortização

NOTAS ATPS - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 4º SEMESTRE